estiagem

Defesa Civil distribui 20 mil litros de água no interior de Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)

A previsão de chuva no final de janeiro até animou os produtores da região. Os números, contudo, não foram satisfatórios. Conforme a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Estado (Seapdr), Santa Maria se encontra entre as cidades com situações mais críticas no Rio Grande do Sul. De 30 de janeiro a 5 de fevereiro, o acumulado de chuva não passou a marca de 10 milímetros.

Para amenizar a situação, a Defesa Civil do município levou caminhões-pipa a localidades do interior. Desde segunda, foram distribuídos 20 mil litros de água.

Prefeitura instala redes para conter ataque de palometas em Rosário do Sul

O distrito de São Valentim foi atendido nas última segunda e quarta-feira. Na terça, o local que recebeu a água foi o Passo do Verde. Na quarta e nesta sexta-feira, o distrito de Santa Flora foi o foco da distribuição.

Conforme dados da Emater e divulgados pela Secretaria, 12% das lavouras de milho foram colhidas em Santa Maria. Com a volta das chuvas, foi retomado o segundo plantio, que corresponde a 15 mil hectares. Entretanto, o período recomendado para a cultura se encerrou em 31 de janeiro. As perdas no campo, em janeiro, já chegavam a R$ 47,5 milhões em Santa Maria.

Preço da carne cai e inflação de janeiro desacelera a 0,21%, diz IBGE

A Emater também informa que a soja, na Região Central, está em florescimento e enchimento de grãos na maior parte. Com a normalização da umidade o solo, parte das perdas vem sendo compensada pelo maior número de ramificações. Quanto ao feijão, 85% do plantio já foi colido. As maiores áreas da cultura ficam em Agudo e Nova Palma.

Ao todo, 16 municípios da Região Central chegaram a decretar situação de emergência devido à estiagem. São eles: Agudo, Dilermando de Aguiar, Faxinal do Soturno, Formigueiro, Jari, Júlio de Castilhos, Nova Palma, Pinhal Grande, Restinga Sêca, Santa Maria, São Gabriel, São Martinho da Serra, São Pedro do Sul, Tupanciretã, Paraíso do Sul e Quevedos.

Balneários da região seguem próprios para banho

PREVISÃO
No próximo final de semana, o acumulado de chuva não deve chegar a 10 milímetros. Conforme a Somar Meteorologia, A previsão é de pancadas rápidas no sábado. Domingo deve contar com mais chuvas, mas pouco volumosas. De segunda a quinta, o sol predomina no céu santa-mariense, com baixa presença de nuvens. A previsão é de que, a partir de sexta, chuvas mais volumosas e contínuas cheguem na cidade.

TEMPERATURAS PARA 5 DIAS

Sábado

  • Mínima - 22ºC
  • Máxima - 36ºC

Domingo

  • Mínima - 21ºC
  • Máxima - 25ºC

Segunda

  • Mínima - 15ºC
  • Máxima - 27ºC

Terça

  • Mínima - 14ºC
  • Máxima - 28ºC

Quarta

  • Mínima - 16ºC
  • Máxima - 28ºC

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'Me apeguei ao conhecimento: ou eu lia, ou não teria nada' diz apenado ao lançar livro

Próximo

Contrariando recomendações, Balneário Passo do Verde registra intensa movimentação

Geral